Satisfação e lealdade de clientes

Satisfação e lealdade de clientes

As pesquisas de satisfação e lealdade de clientes são pesquisas que se conduzidas de forma planejada poderá trazer os seguintes benefícios para a empresa que as realiza:

  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente
  • Fortalecimento da marca
  • Diagnóstico de problemas específicos no marketing mix
  • Oportunidade para resolver problemas antes que eles se tornem maiores e afetem outras áreas da empresa
  • Saber quem são os clientes leais
  • Saber quem são os concorrentes que competem pelos seus clientes
  • Criação de métricas seguras para avaliar novas ações, por exemplo, o Net Promoter Score.

No entanto, o mais importante é que nós valorizamos os recursos de nossos clientes e por esta razão desenhamos pesquisas que maximizam o retorno no investimento.

As pesquisas de satisfação e lealdade são realizadas por meio de questionários autopreenchiveis ou entrevistas roteirizadas. Tanto um método como o outro podem ser mediados por software de pesquisa, reduzindo significativamente os custos de coleta e análise de dados.

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Estudo da concorrência

Estudo da concorrência

No estudo da concorrência, também chamado de benchmarking competitivo, são avaliados e comparados diferentes concorrentes, considerando as ações de marketing e também a capacidade de operação dos mesmos. A técnica de coleta de dados consiste em pesquisa de dados secundários, e eventualmente compra camuflada, ou mistery shopper.

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Comportamento de compra

Comportamento de compra

Nas pesquisas de comportamento de compra o foco são os hábitos de consumo e compra de um determinado segmento de mercado. Estas pesquisas são recomendadas para situações em que a empresa ainda não possui um plano de marketing definido ou um marketing mix ativo, e também decisões para mudanças no mix. Com esta pesquisa é possível mapear e quantificar as preferências do público-alvo, tornando-se um subsidio útil para as decisões de segmentação, posicionamento e marketing mix. Os métodos de coleta de dados são os mesmos da pesquisa de satisfação.

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Consciência e lembrança de marca

Consciência e lembrança de marca

Quando o objetivo é verificar o quanto sua comunicação de marketing está “funcionando”, realizam-se pesquisas que mensuram o quanto uma marca é conhecida ou lembrada por consumidores e clientes. Esta pesquisa é a “Top of mind”, que possui diversos desdobramentos para se conhecer outros níveis de familiaridade com a marca.

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